Pesquisar neste blogue

sábado, 21 de maio de 2011

Censura nos dias de Hoje


Pelo que diz o artigo 37º da Constituição da República Portuguesa de 1976, “Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de se informar, sem impedimentos nem discriminações”. Assim, a censura passou a ser proibida e a liberdade de expressão e de imprensa a constituírem direitos comuns a todos os cidadãos.
O que é facto é que todos nós continuamos a assistir às mais variadas formas de censura. Hoje em dia, várias entidades continuam a ser punidas por dizerem aquilo que pensam. Diversos meios de comunicação social continuam a estar sob controlo e vários programas vêem-se obrigados a terminar.
Mais de 35 anos depois, os ideais defendidos na Revolução dos Cravos continuam a não ter uma aplicação total. A liberdade de expressão e de imprensa continuam a estar condicionadas.
E a nós, futuros jornalistas, cabe o importante papel de denunciar quaisquer actos de censura. Segundo o Código Deontológico dos Jornalistas, estes devem “combater a censura” e “lutar contra as restrições ao acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão”.

Sem comentários:

Enviar um comentário